segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Projeto Voando na Imaginação



Voando
na Imaginação


Ficha técnica



E.E. Prof.º José Carlos Monteiro
DE – Região de Marília/SP



Direção: Leila V. S. Alves
Vice-direção: Maria Alice Pereira
Coordenação pedagógica EF: Marlene da Silva
Professora de Língua Portuguesa: Ivanete Castro
Professor auxiliar de Língua Portuguesa: Elândio R. Ferreira
Sala de Leitura: Paula Pereira

© Julio Mesquita/SP - 2012




Dedicatória


A todos os alunos
da E.E. José Carlos Monteiro










Queridos estudantes!

Este livro foi feito para vocês. São histórias de nossa imaginação e é fruto da nossa aprendizagem do terceiro bimestre. Nós participamos de todas as etapas da construção dele, desde a criação das histórias, escolha do título e digitação.
Os textos são narrativas, vocês perceberão os cinco elementos da narrativa: foco narrativo, personagens, enredo, tempo e espaço.
São histórias de aventuras, amizades e contos.
Vocês poderão emprestá-lo na Sala de Leitura da sua escola para ler com seus familiares, amigos ou simplesmente para se divertir e aprender.





Divirtam-se e aproveitem!

Alunos da 5ª C - 2012






A princesa e o lobo mau
Era uma vez uma linda princesa que morava em um castelo perto de uma floresta. Ela resolveu ir até lá para colher algumas flores, nisso, ela foi andando, andando, e começou a escurecer, e ela ainda estava colhendo flores, então falou:
­_ Minha nossa! Já está escurecendo, tenho que ir embora.
Ela pegou sua cesta com flores e foi. Só que chegou no meio do caminho, ela percebeu que estava vindo embora por um caminho diferente. Ela começou a ficar preocupada e começou a chorar, pois estava perdida e já estava escurecendo.
Então, ela resolveu andar para ver se encontrava alguém pra ajuda- lá. Andou, andou e andou, até que chegou perto de uma cabana. Nela morava um lobo muito mau, ela bateu na porta: toc, toc, toc. O lobo abriu e viu aquela linda princesa, logo ele ficou com água na boca e disse para ela:
_ Entre!
 Ela entrou, caiu feito um patinho na armadilha do lobo. Ela disse:
_ Seu lobo posso ficar na sua casa só por esta noite? Amanhã eu vou embora, é porque lá fora está muito escuro. E o lobo logo disse:
_ Sim, é claro.
Então naquela noite a hora em que a princesa estava dormindo o lobo ficou bem silencioso e foi bem de “fininho” até a princesa. Chegou bem perto e pulou em cima dela e gritou:
_ Vou te comer! Ela começou a gritar e empurrou-o, derrubando-o no chão. Imediatamente, ela saiu correndo pela floresta até que encontrou o castelo que morava e ficou muito feliz por não ter sido devorada.
Ela aprendeu a nunca mais ir sozinha na floresta.                       

Autora: Ana Flavia Vieira Leoterio


As irmãs gêmeas

Em uma escola, não muito distante daqui, existiam duas irmãs gêmeas que se chamavam Karina e Natalia, elas se pareciam muito, mas Karina tinha uma pinta no meio da testa e todo mundo ria dela. Ela ficava com muita vergonha e não se sentia a vontade para estudar, pois era mestiça e ninguém sabia disso, somente a sua irmã. Um dia, sua mãe perguntou:
_ Filha vamos para uma lanchonete amanhã para almoçarmos?
Ela abaixou a cabeça e ficou quieta e sua mãe perguntou:
_Por que abaixou a cabeça filha?
Ela respondeu:
_Por que tenho vergonha dessa pinta no meu rosto.
E então ela foi ao seu quarto e começou a chorar. Sua irmã vendo isso perguntou:
_ O que foi?
Ela respondeu para sua irmã:
_ Tenho vergonha dessa pinta no meu rosto, vamos amanhã ao Posto de Saúde comigo? Quero tirar essa pinta do meu rosto.
_Sim, vamos.
No dia seguinte elas foram para o Posto. Chegando lá ela explicou seu problema para o médico, que em seguida falou:
_Para tirá-la você vai ter que fazer uma cirurgia.
Assim, no dia marcado ela foi fazer, mas com muito medo. Depois da cirurgia, elas foram para casa a sua mãe ficou admirada com ela.
Quando elas foram para a escola todos também ficaram admirados e com isso, todos queriam ser amigos dela. Por fim, ela ficou muito feliz e nunca mais ficou sozinha.

Autoras: Natalia Benedito Lopes da Silva e Karina Olimpio dos santos

Melhores amigos
Era uma vez três irmãos que moravam em uma floresta. Nesta floresta também morava um velho homem que era médico de bonecas, ele consertava as bonecas das crianças que moravam na cidade. Quando uma boneca era quebrada todos levavam para o Seu Joaquim.
Os três irmãos tinham acabado de se mudar, os dois mais novos estudavam ainda. Seu Joaquim tinha um filho que se chamava Pinóquio, ele também estudava.
Certo dia, Pinóquio estava indo à escola e viu os dois irmãos indo também. Assim, ele decidiu ir fazer amizade com eles.
E então perguntou:
_Que série vocês estão?
_Eu estou no terceiro ano!
_Eu estou na quarta série!
_Eu também estou na quarta! Respondeu Pinóquio.
E foram conversando, não faltavam assuntos.
Chegando na escola foram para a aula da professora Ester.
Pinóquio ficou muito amigo de Pedro e José.
Um dia, José disse para Pinóquio:
_Eu pensei que você era mentiroso, mas me enganei.
E ficaram amigos para sempre.

Autora: Ana Carolina Trindade Aoki




A mágica do meu pai


Um dia uma feiticeira foi em casa para jogar feitiço no meu pai para ele virar mágico. No outro dia, meu pai estava fazendo mágicas   tão interessantes que minha mãe chegava a babar de inveja.
Ele fazia muitas coisas desaparecerem, mágicas com baralhos e muito mais. Ele também me ensinou a fazer mágica.
Uma das mágicas que ele me ensinou foi colocar um copo em cima de uma cadeira, balançá-la e o copo não cair.
Mas chegou uma polícia e prendeu meu pai, pois ele estava fazendo uma mágica muito perigosa que poderia machucar muitas pessoas.
Na cadeia ele fazia muitas mágicas para os presos. E eles gostavam bastante. Muito tempo se passou e quando ele saiu da cadeia, viu que muitas coisas mudaram, sua filha cresceu e ele foi para casa e nunca mais foi preso, pois, a partir de então, só fazia mágica muito legal, aquelas perigosas nunca mais ele fez.


Autores: Gustavo Santos e Alessandro Pereira






O meu cachorro preferido


Um dia quando eu morava em uma fazenda eu tinha um cachorrinho, não me lembro o nome dele, mas era o meu preferido. Em volta da casa havia um pasto e tinha uma casa de madeira. O apelido do vizinho era “Carneiro”, ele trabalhava para o meu pai passando veneno no mato. Quando de repente passou veneno num plástico e nem percebeu.
Quando escureceu, estava calmo, mas o cachorro tinha lambido o plástico envenenado. No dia seguinte, meu cachorro estava morto. Eu, minha mãe e meu pai ficamos muito tristes.
Mas um dia eu falei para o meu pai me dar outro cachorro. Nisso, ele comprou um cachorro de caça que se chamava “Randan”, ele caçava junto com meu pai e comigo.
Nós íamos sempre ao rio, onde nadávamos juntos. Fazíamos muitas festas, nos divertíamos bastante.
Um dia, meu tio foi passear com ele e sem perceber “Randan” escapou e fugiu. Até hoje não achamos ele.


Autor: Gustavo Santos da Silveira







O boneco de madeira e a princesa

Era uma vez uma menina que era princesa e se chamava Bela.
A mãe dela tinha morrido e o pai também, a princesa gostava de fazer bonecos de madeira. Um dia, Bela fez um boneco tão fofo que não saía de perto dele.
A Bela foi para a escola e levou o boneco. No recreio, ela estava conversando com as amigas e apresentou o boneco. A princesa pediu para as amigas que escolhessem um nome para ele, uma deles falou assim:
__Que tal você colocar o nome de Pedro?
A outra falou outro nome.
__Não Bela, põe Matheus.
Uma amiga falou um nome em Inglês: Weslley.
A Bela pensou, pensou e falou:
__Eu já sei, eu vou escolher Pedro  Matheus. Ele vai ser igual a meu pai.
E assim ela lembrou de seu pai que se chamava Pedro.
Um outro dia ela teve uma idéia e disse:
__Que tal eu colocar pilha no boneco? Ele ficará igual a meu pai.
E a Bela, o boneco e o pai (onde estiver) ficaram alegres.


Ana Carolaine Padilha Henrique





O Pinóquio e a Cinderela


Era uma vez um menino que era de madeira e encontrou uma moça muito linda que se chamava Cinderela. Ela adorava dançar e cantar. Já ele adorava contar piadas.
Foi assim:
Numa tardizinha de verão, o Pinóquio estava dando uma voltinha pela rua e a Cinderela estava numa pracinha perto de onde o Pinóquio iria passar.
Com isto, os dois se viram, se aproximaram e pararam para bater um papinho. A hora foi passando e os dois choravam de rir das piadas que Pinóquio contava.
Depois de conversarem bastante, os dois foram para um cinema assistir um filme de comedia e se divertiram bastante.



Autora: Ana Carolaine Padilha Henrique






Eu e o meu cachorro


Um certo dia, eu estava andando de bicicleta, e vi um cachorro abandonado.
Eu fui embora e falei para o meu pai:
_ Pai eu vi um cachorro abandonado, eu posso pega-lo e trazer para casa?
O meu pai disse:
 _ Sim, filha! Pode pegar. A gente tem que ter dó dos animais porque eles são iguais às crianças.
Depois eu voltei onde o cachorro estava e o peguei. Nessa época ele tinha dois meses e agora ele já está com dois anos. Quando cheguei em casa dei ração  e água, e o chamei de “Princesa”, ele é branco e cheio de pintas pretas, gordo  e fofinho.
No outro dia o meu pai disse para eu levar “Princesa” para comprar uma coleira.
O meu pai sempre diz que a gente tem que cuidar bem dos animais porque quem não cuida é a mesma coisa de não estar cuidando de uma criança.
Eu tenho três cachorros na minha casa, porque eu a minha madrasta e meu pai gostamos muito de animais.



Autora: Aline  Roberta  Correia Dos  Santos Pires







B i o g r a f i a s


Ana Flávia Vieira Leoterio nasceu no dia 08 de março de 2001. Filha de Varderlei e Ana Maria gosta de, nas horas de folga, ler, escrever poemas e navegar pela internet.
Karina Olimpio nasceu em Marília no dia 18 de julho de 2001. Hoje, mora em Julio Mesquita e é filha de Carlos e Leonilda. O que mais gosta de fazer nas horas de laser é sair com suas amigas.
Natalia Benedito nasceu em Marília/SP e hoje mora em Julio Mesquita/SP. É filha de Rosilins e Severino. Tem 11 anos de idade e o que mais gosta de fazer nas horas de laser é jogar voleiboll.
Ana Carolina nasceu no dia 14 de janeiro de 2001 e mora em Julio Mesquita. Seus pais se chamam Débora e Fábio. Seu passa tempo predileto é passear com suas amigas e amigos.
Gustavo Santos tem 11 anos de idade e nasceu no dia 15 de julho de 2001. Seus pais se chamam Marcos e Ângela. O que mais gosta de fazer nas horas de folga é jogar “PC” e ler histórias.
Alessandro Pereira tem 12 anos e nasceu no dia 06 de novembro de 2000. É filho de Francisco e Vilma. Mora em Julio Mesquita e o que mais gosta de fazer nas horas de laser é jogar futebol com os amigos.
Ana Carolaine nasceu na cidade de Junqueirópolis/SP e hoje mora em Julio Mesquita. Tem 11 anos de idade e sua mãe se chama Ana Paula. Nas horas de folga, o que mais gosta de fazer é ler e comer.
Aline Roberta nasceu no dia 28 de dezembro de 2001. Tem 10 anos de idade, mora em Julio Mesquita e é filha de José Roberto e Márcia Correia. O que mais gosta de fazer é ler bons livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog